Durante o sono podemos criar memórias verdadeiras, durante os sonhos nosso cérebro está em atividade e produção, existe uma possibilidade do superego (produto seletor da censura das pulsões dos instintos e desejos) selecionar um sonho como fato real.
Existem milhares de informações que nossos sentidos captam durante o dia, e ficam armazenadas no inconsciente, durante o sono podemos sonha com milhares de eventos que aconteceram conosco durante o dia, e sobre o ponto de vista neurológico, não há muita diferença entre a atividade do cérebro durante o sonho ou acordado, às vezes os sonhos tem tanta intensidade de realidade que se o tronco cerebral não fosse desligado, iríamos pular chorar ou até mesmo dar socos como se fosse realidade (o que acontece às vezes). Em alguns casos temos sonhos tão vívidos que as atividades cerebrais ficam em alto funcionamento, e os nossos olhos ficam em constante movimento é a fase chamada soro REM, essa atividade é tão real que é facilmente confundida, ao acorda muitas vezes não lembramos dos nossos sonhos (durante o sono, acontece geralmente mais de dois sonhos).
O superego definição criada por Freud, é um produto seletor, censura as pulsões dos instintos e desejos, e ele também está ativo durante o sono, existe há possibilidade que esse seletor, localize uma informação importante para nosso inconsciente e escolha para um armazenamento de maior prazo. Nos sonhos temos informações verídicas e ilusórias, nossos olhos captam a todo o momento milhares de estímulos que são filtrados e somente os que são armazenados são os habituais, podemos visualizar melhor esse evento com uma fotografia, a lente da câmera não está viciada como os nossos olhos, e se comparamos uma fotografia com uma observação a olho nu, veremos que existem muito mais objetos na fotografia do que na nossa visão propriamente dita. Podemos então confia nas nossas memórias? O que difere a realidade dos sonhos? Esse conceito é um labirinto, pois quem não já teve um dejavú ou algo parecido, será que aquilo realmente aconteceu ou está acontecendo agora. São perguntas de difícil resolução, são peças que são pregadas pela nossa mente e uma defesa do nosso organismo sobre a realidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário